sábado, 22 de janeiro de 2011

Brasil mais Animado do que Nunca

q
Sinopse: Stress é um empresário que sempre pensa em novas formas de enriquecer. Relax é um diretor de cinema, que sempre tenta convencer Stress a investir em seus projetos. Um dia Relax propõe que eles encontrem o grande jequitibá rosa, a árvore mais antiga do Brasil. Stress gosta da ideia, pois logo vê a possibilidade de ganhar dinheiro vendendo ingressos para visitá-la. Só que a dupla não tem a menor ideia de onde ela esteja. Desta forma, partem em viagem pelo Brasil dispostos a encontrá-la.
No papel, a ideia de Brasil Animado até é boa. Aproveitar a extensa e diversificada cultura brasileira em um longa-metragem de animação, no intuito de exaltar o que há de melhor no país. Sem denúncias ou problemas, só o que faz o brasileiro ter orgulho do país onde vive. Uma tentativa de levantar a auto-estima nacional, usando para tanto belezas naturais e criações do povo brasileiro, em uma história que atraia as crianças e sirva de ensinamento a elas, sobre a geografia e a história do Brasil. O problema é que, na prática, esta ideia não funciona.

Não funciona muito devido ao didatismo adotado pela diretora Mariana Caltabiano. É nítida a intenção de mesclar entretenimento com educação, de forma a ensinar crianças e adultos sobre fatos importantes relacionados ao Brasil. Só que, em vários momentos, os personagens simplesmente param o que fazem para dar explicações. É quase como se fosse uma aula, dada por segundos mas o suficiente para cansar. Como acontecem muitas vezes ao longo da história, às vezes de forma abrupta, a sensação piora cada vez mais no decorrer do filme

 
No fim das contas, Brasil Animado é um grande guia turístico dos principais pontos do Brasil. Bem intencionado, mas cansativo demais devido ao seu didatismo e à aposta incessante no conflito cultura x dinheiro, personificada nos personagens Relax e Stress, como se não fosse possível uma combinação entre estes interesses. Por mais que tal atitude tenha sido tomada para facilitar a compreensão dos pequenos, a repetição da mesma piada é mais um dos vários problemas do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário